Black Friday é o dia que inaugura a temporada de compras natalícias, com significativas promoções em muitas lojas retalhistas e grandes armazéns.
A data foi fixada para um dia depois do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, ou seja, celebra-se no dia seguinte à quarta quinta-feira do mês de novembro.
Em vários países, inclusive no Brasil, a data é festejada pelo comércio, pois novembro é um mês “morto” para o comércio e, aos poucos, o setor de serviços percebeu que poderia surfar na onda, com promoções continuadas.
No comércio, a Black-Friday tem por objetivo queimar os estoques não vendidos e encalhados ou até criar promoções especiais para eventuais lançamentos. Em serviços, a intenção deveria ser angariar novos clientes e fazer um carinho nos já clientes, ofertando benefícios e vantagens adicionais para aqueles que experimentaram os serviços, gerando novas vendas cruzadas.
Conte para a gente como você estruturou a sua ação de Black-Friday para fazer com que o seu cliente de seguro de automóveis passasse também a ser seu cliente de seguro residencial, seguro de vida ou até consórcio, usando as promoções das seguradoras.
Você pensou no assunto? Se não pensou não tem problema. Para quem trabalha com seguros, onde o objeto dos produtos é o risco, os motivos para fazer abordagens diferenciadas nunca terão uma data específica, mas o importante é não deixar de fazer, porque além de tudo é função social do seguro (e dever dos corretores de seguros) oferecer oportunidades de proteção aos riscos expostos dos consumidores.
Importante: é mesmo estranho se oferecer (em um dia ou em uma semana) descontos especiais para os clientes de produtos de risco, como é o caso de seguros. Pense na sua abordagem para não prejudicar as suas margens comerciais e lembre-se que o produto com desconto de agora, pode estar com preço normal na renovação do ano que vem.
Por falar em tudo isso, a Black-Friday é hoje: 25/11/2022.