Saber Sabendo - Ensinando e Aprendendo | 12 de setembro de 2022 | Fonte: Sergio Ricardo

O Seguro Auto realmente protege o segurado?

Por vezes, ao ler as notícias do cotidiano, paramos para pensar e a cabeça vai longe.

Há alguns dias, aqui no Rio de Janeiro, um motorista de aplicativo se distrai com a conversa das passageiras (segundo declarou) e acabou colidindo o veículo, o que além dos danos ao veículo e algumas escoriações às pessoas, culminou por causar um enorme vazamento na rede pública de distribuição, como noticiado pelo portal G1.

https://oglobo.globo.com/rio/noticia/2022/09/vazamento-no-jardim-botanico-prejudica-abastecimento-de-agua-na-zona-sul.ghtml

Ninguém quer intencionalmente criar um problema assim, mas claro que pode ocorrer, não estando afastada a possibilidade de que o motorista venha a ser processado pela responsabilidade civil relativa aos danos diretos e indiretos causados.

A concessionária sabe que o efeito de ressarcimento é praticamente impossível quando se trata de acionar pessoas físicas, mas até por dever de gestão poderia acionar o causador dos danos, que teria que constituir advogados para a sua defesa.

Nos seguros de automóveis, a contratação garantia contra danos a terceiros está na cobertura de RCF-V, que cobre o que o segurado por obrigado a pagar, por ação transitada em julgado, relativa aos danos não intencionais de ordem material, corporal ou moral causados a terceiros.

Como em todos os seguros de Responsabilidade Civil, a premissa é que os segurados promovam a necessária e competente defesa, o que exige nomear advogados, mas quando se pensa que os honorários advocatícios e as custas judiciais não são acessíveis, resta saber se a cobertura de RCF-V cobriria estas despesas de defesa do segurado.

Mas será que essas despesas estão cobertas pela garantia?

Sei que se você está lendo esse texto já deve ter feito uma parada estratégica para abrir as condições gerais das seguradoras onde concentra a sua produção para ver como estão redigidas as cláusulas que tratam do assunto em RCF-V. Se assim for, atingi o meu objetivo de fazer com que você passe a pensar no tema e compare os produtos do mercado.

As despesas de defesa do segurado deveriam estar amplamente cobertas, mas não é bem assim que ocorre no Brasil, porque as seguradoras operam de forma diferente, cobrindo tola ou parcialmente ou ainda deixando de cobrir coisas em específico.

Sumarizando e amarrando as pontas, cobrir as despesas de defesa do segurado talvez seja bem mais importante que o valor que danos a isso, o que exige estudar o assunto mais profundamente, afinal, quem sabe, podemos vir a ter que assessorar um cliente que tenha colidido com uma tubulação ou derrubado um poste.

Conte para todos nós o que você leu nas condições gerais dos seguros e quais as suas impressões e dúvidas. As despesas de defesa dos seus segurados estão bem protegidas e projetadas?

Apenas para lembrar, o MBA Seguros já está com matrículas abertas. Iniciaremos em outubro, com aulas ao vivo, online para todo Brasil aos sábados quinzenais (mensalidades de R$ 273,24).

Siga-me lá no Instagram: @sricardoms

Sergio Ricardo

Executivo dos Mercados de Seguros e Saúde Suplementar com mais de 25 anos de experiência. Mestre em Sistemas de Gestão – UFF/MSG, MBA em Gestão da Qualidade Total – GQT – UFF. Engenheiro Mecânico – UGF. Foi superintendente técnico e comercial na SulAmérica Seguros. Foi membro da ANSP – Academia Nacional de Seguros e Previdência e foi Diretor de Seguros do CVG – RJ. Fundador do Grupo Seguros – Linkedin (https://www.linkedin.com/groups/1722367/). Associado da ABGP, PRMIA, IARCP. Colunista da Revista Venda Mais e do Portal CQCS. Coordenador de Pós-Graduação e Professor dos Programas de Pós-Graduação na UCP IPETEC, UFF, UFRJ, ENS, FGV, IBMEC, UVA, CEPERJ, ECEMAR, ESTÁCIO, TREVISAN, PUC RIO, IBP, CBV e é embaixador na Tutum – Escola de Seguros. Atualmente é coordenador acadêmico de vários cursos de pós-graduação, como o MBA Saúde Suplementar http://www.ipetec.com.br/mba-em-saude-suplementar-ead/, do MBA Seguros https://www.ipetec.com.br/mba-em-seguros-ead-new/ do MBA Governança, Riscos Controles e Compliance e do MBA Gestão de Hospitais e Clínicas na UCP IPETEC. Sócio-Diretor da Gravitas AP – Consultoria e Treinamento, especializada em consultoria e treinamentos em gerenciamento de riscos, controles, compliance, seguros, saúde suplementar e resseguro. www.gravitas-ap.com. Fale com Sergio Ricardo sergioricardo.gravitasap@gmail.com.

2 comentários

  1. Sergio Ricardo de M Souza

    12 de setembro de 2022 às 21:36

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

  2. Julio Ruggiero

    12 de setembro de 2022 às 17:50

    Você precisa estar logado para ler o comentário.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Esta é uma área exclusiva para membros da comunidade

Faça login para interagir ou crie agora sua conta e faça parte.

FAÇA PARTE AGORA FAZER LOGIN