Nos próximos cinco anos, as seguradoras focadas em linhas pessoais provavelmente continuarão a liderar a revolução da distribuição por meio de novas tecnologias e estratégias de canal. O local onde as seguradoras investem hoje para apoiar os distribuidores definirá o cenário para suas parcerias de canal no futuro, seja construindo laços sólidos com agentes/corretores e outros ou desenfatizando alguns parceiros de canal.
O novo relatório de pesquisa da SMA, “ Distribution Technologies for Personal Lines: Carrier Plans in 2023 and Beyond ”, detalha as descobertas de uma pesquisa com executivos sobre o estado atual dos recursos digitais oferecidos aos parceiros de distribuição, uma avaliação dos desafios e barreiras para a implantação de novos recursos , e os planos das operadoras de colocar novos recursos digitais de vendas e serviços no mercado.
Dois temas principais surgem ao analisar os principais investimentos das operadoras em tecnologias de vendas digitais para linhas pessoais: aumentar a automação e melhorar a eficiência entre seguradoras e distribuidores. Sete em cada dez seguradoras identificaram o pré-preenchimento de dados como um de seus principais investimentos para vendas, permitindo-lhes reunir informações mais confiáveis para cotações, ao mesmo tempo em que minimizam as idas e vindas entre subscritores e agentes. A segunda área de maior investimento, recursos de assinatura eletrônica, também melhora a eficiência ao simplificar o processo de vinculação e emissão de apólices. Por outro lado, a pesquisa também revela onde as seguradoras estão investindo menos. Na área de recursos de vendas digitais, as seguradoras estão se concentrando menos nas ferramentas de proposta, que apenas 6% das seguradoras dizem priorizar hoje.
Dentro dos investimentos em serviços digitais, a pesquisa mostra que os recursos de autoatendimento estão liderando as listas de prioridades das seguradoras. A maioria das seguradoras diz que está investindo em portais de atendimento para agentes e mais da metade também está investindo em recursos como arquivar uma reclamação on-line ou pagar uma conta. Por outro lado, nenhuma seguradora indicou investir em um aplicativo móvel do agente.
Em um mercado como linhas pessoais, onde clientes e agentes esperam atendimento sob demanda, é fundamental que as seguradoras invistam continuamente em ofertas digitais e mantenham roteiros tecnológicos ágeis. Compreender as necessidades das partes interessadas e alocar investimentos de acordo para aprimorar os recursos digitais não apenas melhora a experiência do cliente de agentes e segurados, mas também oferece maior eficiência internamente.
Para obter mais informações sobre estratégias e investimentos em tecnologia de distribuição de linhas pessoais, consulte nosso recente relatório de pesquisa, “ Distribution Technologies for Personal Lines: Carrier Plans in 2023 and Beyond ”. Este relatório faz parte da série de pesquisas da SMA com base em pesquisas e entrevistas de seguradoras, agências, corretores, MGAs e outros no canal de distribuição, incluindo percepções da extensa base de clientes de distribuição do ReSource Pro. Entre em contato com o autor para obter mais informações sobre esta nova pesquisa e serviços de consultoria para distribuição.